[TRISTEZA] Cai T-27 Tucano da EDA - FAB

| sábado, 3 de abril de 2010
02/04/2010 - 19h19
Nota Oficial: Acidente com aeronave do EDA

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (2), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça – sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lajes (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 02 de abril de 2010.

Jorge Antônio Araújo Amaral - Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Fonte: CECOMSAER

Capitão-Aviador Anderson Amaro Fernandes

Capitão-Aviador Anderson Amaro Fernandes à esquerda na foto.


Conforme dito em um fórum militar, pareceu-me também que ele entrou no Lancevak ou num simples Split S muito baixo, e não teve altura para recuperação, ou talvez o motor apagou, ou passou mal... só vamos saber depois do relatório do CENIPA, e se for divulgado.

Pra quem não sabe, um Lancevak de Tucano é uma manobra mais ou menos assim: com o motor sempre em 100%, caias no mergulho até uns 220 kt e cabre o avião quase até a vertical (~80 graus). Assim que atingir essa atitude inicies um tunô à esquerda. A razão de rolamento é a necessária pra completar uma volta de tunô com cerca de 120 kt e com uma atitude de cerca de 70 graus cabrados. Ao completares esse tunô nessas condições, tragas o manche na direção de um neutro ligeiramente cabrado, e em seguida leves o manche para os batentes totalmentes picado e à esquerda. Esse movimento de manche deve ser um movimento contínuo até levar aos batentes. Ao mesmo tempo em que levas o manche aos batentes à frente e esquerda, o pedal deve ser levado ao batente à esquerda, e esses batentes devem ser atingidos com cerca de 115 kt.

Que Deus te acompanhe, Irmão!




0 comentários:

Enviar um comentário

Subscreva via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Querem que façamos o Upload de Band of Brothers em HD, com legendas?

Até agora, The Pacific está sendo: