02/04/2010 - 19h19Nota Oficial: Acidente com aeronave do EDA
O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (2), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça – sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lajes (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.
Brasília, 02 de abril de 2010.
Jorge Antônio Araújo Amaral - Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Fonte: CECOMSAER
Conforme dito em um fórum militar, pareceu-me também que ele entrou no Lancevak ou num simples Split S muito baixo, e não teve altura para recuperação, ou talvez o motor apagou, ou passou mal... só vamos saber depois do relatório do CENIPA, e se for divulgado.
Pra quem não sabe, um Lancevak de Tucano é uma manobra mais ou menos assim: com o motor sempre em 100%, caias no mergulho até uns 220 kt e cabre o avião quase até a vertical (~80 graus). Assim que atingir essa atitude inicies um tunô à esquerda. A razão de rolamento é a necessária pra completar uma volta de tunô com cerca de 120 kt e com uma atitude de cerca de 70 graus cabrados. Ao completares esse tunô nessas condições, tragas o manche na direção de um neutro ligeiramente cabrado, e em seguida leves o manche para os batentes totalmentes picado e à esquerda. Esse movimento de manche deve ser um movimento contínuo até levar aos batentes. Ao mesmo tempo em que levas o manche aos batentes à frente e esquerda, o pedal deve ser levado ao batente à esquerda, e esses batentes devem ser atingidos com cerca de 115 kt.
Pra quem não sabe, um Lancevak de Tucano é uma manobra mais ou menos assim: com o motor sempre em 100%, caias no mergulho até uns 220 kt e cabre o avião quase até a vertical (~80 graus). Assim que atingir essa atitude inicies um tunô à esquerda. A razão de rolamento é a necessária pra completar uma volta de tunô com cerca de 120 kt e com uma atitude de cerca de 70 graus cabrados. Ao completares esse tunô nessas condições, tragas o manche na direção de um neutro ligeiramente cabrado, e em seguida leves o manche para os batentes totalmentes picado e à esquerda. Esse movimento de manche deve ser um movimento contínuo até levar aos batentes. Ao mesmo tempo em que levas o manche aos batentes à frente e esquerda, o pedal deve ser levado ao batente à esquerda, e esses batentes devem ser atingidos com cerca de 115 kt.
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